terça-feira, 27 de agosto de 2013

Jambú

      Jambú é uma erva típica da região norte, mais precisamente do Amazonas, Acre, Rondonia e Pará. Muito utilizada na culinária paraense, sua principal caracteristica é um leve tremor que provoca nos lábios. Servida no tacacá, bebida típica feita de goma e tucupí de mandioca, camarão e a folha que dá o toque final e especial; pato no tucupí, que é o pato assado no tucupí, líquido extraído da mandioca, finalizado com o jambú; porco no tucupí, perú no tucupí, tamuatá no tucupí; arroz paraense, que é feito com camarão, tucupí e jambú; e até pizza de jambú já está comum encontrar nas pizzarias. O tucupí está sempre presente na culinária paraense e o jambú casa muito bem com esse líquido amarelo e delicioso. 
 Imagem Google
      Quanto a sua função terapeutica, o jambú pode ser eficaz para eliminar alguns problemas de  pele, desinteria, cálculo vesica, coqueluche, tosse, alergia e outros e muito ainda se estuda sobre sua eficácia para curar algumas doenças. Usadas pelos nossos antepassados para a cura. Infelizmente a falta de estudo científico local fez com que perdêssemos o direito de patentear a mesma e perdemos esse direito para os Estados Unidos! (Fonte: http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=66966&cat=Artigos). Culpa de quem? Das autoridades locais que não investem em pesquisas dessa natureza? Dos pesquisadores que estão acordando tarde para a valorização do que temos aqui? Bom, não adianta chorar o leite derramado, isso serve para que passemos a caminhar à frente de nosssos pensamentos e levar à sério a sabedoria dos antigos povos que aqui habitavam.

3 comentários:

  1. Oi India! Bateu saudade de tua amizade, querida! Deixo aqui um chamego e um beijo! Fica com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii querido, tudo bem com você? Pôxa, eu tb sinto falta dos nossos papos no dihitt, mas cada um anda atarefado, né? Mas adorei sua visita...abraços!

      Excluir
  2. Olá amiga, na verdade eu também ando um pouco afastada de lá, o tempo está curto. Legal, vou visitar a página! Um grande abraço

    ResponderExcluir

Comente: