CURIOSIDADES

Entenda as piranhas

 
Imagem Goole

      Uma das estratégias para a piranha pintada ou pirambeba pegar sua presa é se infiltrar em cardumes de outros peixes, nadando a seu lado até que estes se acostumem com a sua presença, então ela ataca!

      A piranha Catirina prefere caçar sozinha. Gosta de se esconder e ataca de surpresa.

      Elas mordem logo as nadadeira e escamas, imobilizando a presa  

    É raro ataques a banhistas, quando isso ocorre é pelo motivo de terem se aproximado muito  de ponto de reprodução de determinadas espécies, como a da piranha pintada ou quando não  tem sua comida preferida, que são peixes e sapos.

      Casos comprovados de humanos devorados por piranhas, só de corpos que já estavam mortos, por afogamento, por exemplo.

      Elas têm boca pequenas, mas seus dentes são como navalha. Quando ataca sua presa, ela tira um pedaço deixando a marca de uma cratera.

      Ao ataque, sua poderosa  mandíbula se projeta para a frente, facilitando o ataque. Exercem pressão nas equivalente à mordida de um cão bulldog. Pode devorar uma pessoa em apenas 10 minutos.

      No pantanal os peões costumam abater um boi para poder atravessar a boiada  em rios com piranhas. Assim elas não atacam os bois.  Enquanto elas devoram o boi abatido, os peões atarvessam a boiada em outro ponto do rio, mais afastado.  

      Geralmente o ataue é feito em grupo. Elas tiram um pedaço e se afastam para que as companheiras também se aproximem da presa. Isso é feito de forma desordenada, até ue a presa esteja desfigurada. A esse movimento se dá o nome de ''Frenesi alimentar''. 


----------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------

 

Carimbó   

 
 Imagem Google

ORIGEM: Estado do  Pará-Brasil, iniciada pelos indios Tupinambá. Que apresentavam um passo lento, típico das danças indígenas; 
DENOMINAÇÃO: A dança do carimbó vem do nome dado pelos indígenas, aos dois instrumentos que marcam a dança, que são tambores confeccionados com cascas de árvores e couro de animais, tambores esses chamados Curimbó: Curi (pau), Mbó (oco ou furado);

INFLUENCIAS QUE MODIFICARAM A DANÇA: Quando os escravos africanos tiveram contato com o ritmo, começaram a fazer alterações, com passos mais marcados e rápido, com influencia das danças africanas; Outro fator que também contribuiu para mudanças, foram traços de danças típicas portuguesas. Estes incentivavam os escravos nessa cultura, afim de obter mão de obra para diversos trabalhos. Com essa participação, hoje é possível perceber que os braços levantados são característicos de danças tradicionais de Portugal.

INFLUENCIAS ELETRONICAS: Hoje o carimbó também é apresentado de uma forma diferente, com influencia das guitarras, do Merengue e da Cumbia. Depois influenciou o Zounk e deu origem a Lambada.

 

------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------

 


Um comentário:

  1. Alegrem-se paraenses nosso carimbó é patrimonio imaterial do BRASIL!!! Caroline Moreira- Icoaraci

    ResponderExcluir

Comente: