quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Tucunaré

Tucunaré, do Tupi "tucun" (árvore) e "aré" (amigo) ou amigo da árvore. Encontra-se nos rios da America do Sul, especialmente no Brasil e tem outros nomes secundários. Os tucunarés são peixes de médio porte com comprimentos entre 30 centímetros e 1 metro e sua marca registrada é um ocelo redondo e escuro na cauda que se assemelha a um olho, vivem em lagos, lagoas e rio e são sedentários preferindo essas águas paradas e lentas. Se alimentam de qualquer coisa que se movimenta e perseguem suas presas até conseguir alcansá-la. Dormem rente ao chão e apenas quando está escuro. Quando o rio fica cheio com água turva ele ataca os peixinhos apenas para se defender e não para comê-los. Pode atacar seus próprios filhotes quando não o reconhece, mas ao crescerem mais e aparece a mancha redonda na cauda não há mais canibalismo. As femeas depositam seus ovos em uma espécie de ninho feito com pedras e o macho fica sempre por perto para defendê-los de ataques de intrusos. Os alevinos são protegidos pelos pais até dois meses de idade.
Existem cerca de 14 espécies de tucunaré. Na Amazônia sua carne é apreciada em caldeiradas com ou sem tucupí e jambú; assado de forno ou na brasa.
Imagem Google


Caldeirada de Tucunaré

Imagem Google
  • 120 ml de azeite
  • 2 unidade(s) de tomate em pedaços grandes
  • 1 unidade(s) de cebola em pedaços grandes
  • 1 maço(s) de cheiro-verde picado(s)
  • 0,2 folha(s) de alfavaca
  • 200 gr de farinha de mandioca crua
  • quanto baste de pimenta de cheiro
  • 1 unidade(s) de tucunaré
Coloque os tomates, a cebola, o cheiro verde, uma pimenta de cheiro amassada e 70 ml de azeite em uma panela com 3 litros de água e leve ao fogo. Limpe o tucunaré e corte em pedaços e lave bem com limão.
Coloque a farinha em uma panela e encharque-a com 30 ml de azeite e reseve. Quando a água estiver fervendo, coloque os pedaços de tucunaré deixando no fogo até levantar a fervura novamente.
Coloque a panela com farinha no fogo e acrescente a água do peixe mexendo sempre para não embolar, até formar um pirão macio e consistente. Esprema em uma molheira, de 6 a 10 pimentas de cheiro e acrescente a água do peixe para fazer o molho. Se quizer acrescente dois ovos cozidos e batatas cozidas.
 
OBS: Se você tiver uma pimentinha de cheiro, seu prato vai ficar mais saboroso, isto é, se você gostar de pimenta.

2 comentários:

  1. Deu vontade!Heheheh!
    Uma maravilhosa semana pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm mano, e essa de tucunaré é demais, ó!

      Abração e obrigada pela visita

      Excluir

Comente: