Por alguns anos da minha vida, Natal era sinônimo de tristeza. Uma tristeza inexplicável, que me fazia chorar e pedir a Deus que aquele dia passasse. Um dia desses eu ouvi a mesma coisa de uma pessoa conhecida e pensei qual seria o motivo desse sentimento numa noite tão bonita e que transmite tanta alegria?
Quando pequena nossos natais eram eram muito bons, meu avô era farto e nossa mesa com direito a tudo que se consome de bom nessa época. Quando não passávamos na casa de meu avô, íamos para a casa de amigos de minha mãe. Cresci em meio desse clima de alegria, de comidas, presentes, enfeites e etc..coisas de natal. Aos 15 anos meu avô faleceu, morávamos com ele e nossa vida desandou. Foi uma reviravolta, a familia se desentendeu, tivemos que ir morar em outra cidade, numa casa pequena, engravidei, ficamos longe de amigos e parentes. Acho que foi a partir daí que os meus natais e ano novo passaram a ser tristes. Eu preferia dormir, não gostava de ouvir os fogos, nem ver e ouvir as programações da televisão nada que tivesse a ver com a data.
Passado alguns anos, fui trabalhar, meu filho cresceu um pouco, tive outra filha e comecei a ver mais sentido no natal. Apesar do meu dinheiro ser contadinho, mas eu sempre reservava um pouco para comprar um brinquedo para cada um. Mas não sobrava muito para a ceia. Então eu esperava meus filhos dormirem, colocava os brinquedos próximo onde dormiam e me recolhia. De manha a alegria deles me deixava bem melhor.
Alguns anos depois voltamos a morar na cidade em que cresci. A família então passou a se reunir. Agora com outros membros novos e com natais como antigamente. Eu, depois de muita luta, consegui um emprego melhor, meus filhos já criados e com família e aquele sentimento de tristeza já não me acompanha mais nessas datas.
Fala-se hoje muito do verdadeiro significado do natal. Talvez eu não tivesse sofrido em tantos natais da minha vida se tivesse aprendido desde pequena esse significado. Hoje, tanto faz eu estar em uma casa cheia de gente. Mas tenho que estar com minha família reunida, com saúde. A ceia faz parte, faz! Os presentes, também! Mas hoje entendo que nada tem significado quando não se tem uma família para compartilhar tudo o que a data significa. É isso que me transmite paz!
Feliz Natal para todos os amigos que conheci aqui e, se você nâo tem uma família de sangue para compartilhar, se agregue a uma e se sinta parte dela!
Very touching and beautiful. A joy to read, thank you.
ResponderExcluirMerry Christmas to you too! And may you be happy forever…
Roger Gauthier
Obrigada amigo! O que nos move nessa vida é justamente buscar a felicidade. É com esse objetivo que devemos viver.
ExcluirTudo de bom para você e família no Ano que vai se iniciar!
Abração
Amiga Índia perfeito a família é a célula mais próxima de DEUS ...quando feliz mais se aproxima...quanto mais unida mais suporta os temporais desta vida e atenua o sofrimento...Belo seu post linda mensagem um lindo feliz Natal a te e a tua família com as bençãos de DEUS ...um grande abraço Pedro Pugliese
ResponderExcluirInfelizmente muitos de nós percebemos isso depois de algum tempo. Mas nunca é tarde para recomeçar e recuperar o aconchego, o amor e a união da família.
ResponderExcluirAgradeço e deixo aqui meus vtos de um próspero Ano Novo!
Abração
Isso mesmo mae, penso da mesma forma. Mais um natal abencoado em familia gracas a Deus. Love you!!!
ResponderExcluirEntão nana, nada melhor do que família!
Excluirbjs
Boa tarde minha querida, vim te agradecer a carinhosa visita ao blog e aproveitei para ler este teu lindo texto. Concordo, está com a familia nos natais é realmente muito bom. Faz a diferença. Um bj carinhoso pra ti.
ResponderExcluirAproveito pra te desejar um 2013 de muita paz, amor, saúde e prosperidade!!!
ResponderExcluirObrigada pela visita e comentário, amiga! Que 2013 traga tudo de bom pra gente!
ExcluirBjs
Os natais hoje não são como no tempo dos nossos avós, onde havia realmente uma oonfraternização, a família se unia pra uma ceia maravilhosa...hoje também sinto isso, o Natal é um grande comércio, o nascimento de jesus vem em último plano, assim como a confraternização...lastimável...
ResponderExcluirLhe desejo Boas festas junto aos seus...beijos
É verdade...apesar que hoje as coisas estão mudando mas ainda pode-se resgatar esses costumes. Vai de acostumar desde cedo, claro, sem impor. Mas mostrando aos mais jovens que eles podem passar essas datas com amigos, mas depois de se confraternizar com a família! Garanto que eles vâo crescer com o mesmo hábito e se um dia a festa não acontecer em família sentirão falta.
ExcluirWish you a Great, Prosperous
ResponderExcluirBlissfull, Healthy, Bright, Delightful
Mind Blowing, Energetic, Terrific
and Extremely
Happy New Year of 2013!
Agradeço decoração, amigo!
ExcluirAbraços
Grato p/ visita e votos expressos. Um novo ano repleto de sucessos e realizações. Abrçs
ResponderExcluirRoy Lacerda.
Obrigada amigo!
ExcluirAbraços
Querida amiga...Bom dia...Fizemos um cartão com a sua cidade Capanema no Blog Rios e cidades do Brasil, passe lá e confira...
ResponderExcluirhttp://riosecidadesdobrasil-vub.blogspot.com.br/
Que bom amiga, vou já conferir!!
Excluirbjs e muito obrigada
O meu deseo é que pases un bon fin de ano e qu'o que vén sea mui bon e mui fructífero.
ResponderExcluirUn abrazo.
Obrigada...que seja assim para nós todas!
Excluirabraços
Em Tempo:
ResponderExcluirUm Feliz Ano Novo um abraço carinhoso,Evanir.
Que seja bom para todos nós, amiga!
ResponderExcluirObrigada e abração