sábado, 3 de dezembro de 2011

Você já colocou um Turú na boca?


Pela madrugada gente! Eu sou paraense e adoro as comidas típicas daqui. Mas existem coisas que eu não consigo engulir não! Bem, mas o Pará é imenso e cada região daqui tem costumes e hábitos diferentes!
Semelhante a uma grande lombriga leitosa e textura gelatinosa, alguns tem a espessura de um dedo e o comprimento de tres palmos, além de terem cabeças duras e, acredite...tem dentes também!
o TURÚ é um molusco que habita troncos podres no mangue. Também conhecido como bicho-do-pau é rico em cálcio e proteínas, além de ser considerado afrodisíaco pela população marajoara.
O caboclo marajoara usa um machado e se dirige aos mangues em uma canoa onde levam também o sal e o limão. Apenas um golpe no pedaço de pau apodrecido, já surgem dezenas deles, emaranhados uns aos outros. Na volta para casa, os marajoaras retiram a cabecinha dura do turú, dão uma lavada com a água salobra do rio, passam limão, sal e chupam como se fossem espaguete.


Mas existem outras formas de comer o Turú, a mais tradicional é o caldo de turú que é serido em váriios restaurantes da Ilha do Marajó.

Um comentário:

  1. Saudações!
    Amiga:
    Ainda não provei um Turú. Fiquei curioso em saborear e tão logo visite Belém do Pará, farei questão de conhecê-lo.
    Parabéns por mais uma excelente matéria!
    Abraços,
    LISON

    ResponderExcluir

Comente: