sábado, 17 de setembro de 2011

A sopa, a pata, no casquinho ou no tok tok...Almoço de sábado!

Aos sábados, o almoço paraense é sagrado com o carangueijo tok tok. Uma das formas mais simples de preparar e comer esse crustácio!. Acompanhado de feijão, vinegrete, pimenta de cheiro e farinha de mandioca...Hummmm! Depois é só armar aquela redinha na varanda ventilada e cair no sono. E o bicho dá sono mesmo, mano!

Depois de lavados, os carangueijos são colocados na panela com apenas uns dois dedos de água, salpicando sal sobre eles. Tampa-se a panela e deixa cozinhar assim. O vapaor e o sal dão aquele sabor especial, cozinhando por, no mãximo, 15 minutos!

E eles ficam assim, vermelhinhos e apetitosos. Na mesa não pode faltar a tábua e o martelinho de madeira para quebrar as patas e como acompanhamento aquele molho de pimenta de cheiro com tucupí, o vinagrete, a farinha de mandioca, o feijão e arroz!

VINAGRETE:

Tomates, cebolas, cheiro-verde, pimentinha verde e pepino, tudo picado.
Regar com a mistura abaixo, misturar e servir
Caldo de 1 limão grande
óleo à gosto
sal à gosto
1 xícara de água

SABOREAR E CUIDAR, PARA NÃO FALTAR!

Tudo isso tem o outro lado. Os carangueijos são retirados do mangue e é preciso ter prática, só quem é acostumado consegue! O catador anda até 10 km dentro do manguezal à procura de carangueijo. Tendo uma jornada de trabalho de 7 horas por 6 dias da semana, chegando a capturar em torno de 175 unidades por dia e 78% das familias que vivem em torno dos manguezais nesta região, dependem exclusivamente do ecossistema dos mesmos.


A cidade de Bragança no Estado do Pará, é conhecida pelas suas belas praias e pelos seus exuberantes carangueijos. A preocupação com o futuro dessa região, onde o extrativismo é um fator constante, exige desde já compreender a biologia desse crustáceo. Pensando nisso, foi implantado um projeto: MADAM (Manejo e Dinâmica na Área de Manguezal) em parceria com o NEC (Núcleo de Estudos Costeiros) que juntos trabalham com pesquisas envolvendo intercambio com profissionais Alemães trabalahndo em conjunto com profissionais Brasileiros, cuidam para que os manguezais sejam usados de forma sustentável, sem comprometer a fauna e flora. Pra isso é preciso conhecer o seu funcionamento, investigando o fluxo da energia, ou seja, quem se alimenta de quem.
O carangueijo leva de 6 a 7 anos para chegar ao seu tamanho natural, mas muitas vezes são capturados ainda jovens. O projeto já trabalha com criadouros, onde os crustáceos ganham a liberdade justamente nessa fase, promovendo assim um equilibrio que não venha a prejudicar o seu futuro. Uma avaliação e ação necessária para que o mangue sobreviva diante da exploração desses e outros atores.

2 comentários:

  1. Ei Eliana,

    Eu amo caranguejo, muito saboroso e com os acompanhamentos que citou mais gostoso fica, mas que eu acho ele complicadinho pra se comer eu acho,rsrs, mas gosto muito,pena onde moro dificilmente se acha pra comprar,terra de índio, rsrsrs,não se acha nada, mas quando vou a praia é o meu prato de todos os dias.

    Beijos e bom fim de semana pra você

    ResponderExcluir
  2. Querida Eliana esta sopa é simplesmente substanciosa, adorei a receita. Agradeço por compartilhar. Beijos ternos. Kaoma

    ResponderExcluir

Comente: