quinta-feira, 18 de julho de 2013

Balas de cupuaçú

      Quando morei no baixo amazonas, um dos melhores momentos era quando saboreava as comidas típicas do lugar. Eram tantas coisa e sabores diferente, algumas dá para fazer com os ingredientes que podemos encontrar em qualquer lugar do Pará, mas outras não! Por exemplo, a geléia de cacau, com sua linda transparencia e finalizado com uma decoração de aparência leitosa na superfície, em alto relevo, feitos com fôrmas com diversas formas. Lindo de se ver e de comer! Mas não é qualquer um que conhece o segredo dessa receita, passada de pais para filhos. Outra delícia são os biscoitos de castanha do pará, mas não é qualquer biscoito, não! Eu, até hoje, nunca comi nada parecido. 
 Imagem Google
      Vou passar para vocês a receita de uma bala que derrete na boca e era comprada em qualquer ''taberna'' da cidade de Óbidos. Lá eu conheci essa bala dos Deuses, que podem ser feitas de cupuaçu ou côco.

Ingredientes:
1 kg de açúcar
400 ml de suco de cupuaçu, concentrado.

Modo de fazer:
        Coloque o suco e o açúcar em uma panela alta, leve ao fogo, mexendo com uma colher de pau, até começar a ferver, então não mexa mais. Deixe ferver assim, por mais ou menos 20 minutos, fogo alto. Quando começar a perceber que está engrossando, tire uma pequena porção com uma colher e coloque em uma xícara contendo água em temperatura ambiente. Se a calda endurecer, está no ponto. Apague o fogo e despeje a calda numa superfície de granito, untada com manteiga, deixando esfriar um pouco, de forma que você aguente manuseá-la. Retire a massa da pedra e faça um rolo, esticando e enrolando várias vezes, até que esta esteja embranquiçada. Faça pequenas cordas e corte-as com tesoura. Deixe secar e embrulhe em papel celofane ou coloque em saquinhos.
      Para fazer as balas de côco, use a mesma medida de leite de côco para essa quantidade de açúcar.

2 comentários:

  1. também queria saber, pois essas balas não são amargas que nem as trufas

    ResponderExcluir

Comente: