Quando morei no baixo amazonas, um dos melhores momentos era quando saboreava as comidas típicas do lugar. Eram tantas coisa e sabores diferente, algumas dá para fazer com os ingredientes que podemos encontrar em qualquer lugar do Pará, mas outras não! Por exemplo, a geléia de cacau, com sua linda transparencia e finalizado com uma decoração de aparência leitosa na superfície, em alto relevo, feitos com fôrmas com diversas formas. Lindo de se ver e de comer! Mas não é qualquer um que conhece o segredo dessa receita, passada de pais para filhos. Outra delícia são os biscoitos de castanha do pará, mas não é qualquer biscoito, não! Eu, até hoje, nunca comi nada parecido.
Imagem Google
Vou passar para vocês a receita de uma bala que derrete na boca e era comprada em qualquer ''taberna'' da cidade de Óbidos. Lá eu conheci essa bala dos Deuses, que podem ser feitas de cupuaçu ou côco.
Ingredientes:
1 kg de açúcar
400 ml de suco de cupuaçu, concentrado.
Modo de fazer:
Coloque o suco e o açúcar em uma panela alta, leve ao fogo, mexendo com uma colher de pau, até começar a ferver, então não mexa mais. Deixe ferver assim, por mais ou menos 20 minutos, fogo alto. Quando começar a perceber que está engrossando, tire uma pequena porção com uma colher e coloque em uma xícara contendo água em temperatura ambiente. Se a calda endurecer, está no ponto. Apague o fogo e despeje a calda numa superfície de granito, untada com manteiga, deixando esfriar um pouco, de forma que você aguente manuseá-la. Retire a massa da pedra e faça um rolo, esticando e enrolando várias vezes, até que esta esteja embranquiçada. Faça pequenas cordas e corte-as com tesoura. Deixe secar e embrulhe em papel celofane ou coloque em saquinhos.
Para fazer as balas de côco, use a mesma medida de leite de côco para essa quantidade de açúcar.
E a parte do chocolate por cima?
ResponderExcluirEssas balas são usadas assim, sem chocolate. São balas comuns e diferenciadas pela forma como são feitas. São muito boas, apesar de muito doce. Você deve estar se referindo ao bombom de cupuaçú. Esses sim,são banhados com chocolate, porém feitos com outros ingredientes e de outra forma.
Excluirtambém queria saber, pois essas balas não são amargas que nem as trufas
ResponderExcluirEssas balas são usadas assim, sem chocolate. São balas comuns e diferenciadas pela forma como são feitas. São muito boas, apesar de muito doce. Você deve estar se referindo ao bombom de cupuaçú. Esses sim,são banhados com chocolate, porém feitos com outros ingredientes e de outra forma.
ExcluirAlguém vende balas de gengibre pra revenda em Manaus?
Excluireu queria muito aorender a faser essa balas mas moro aqui em manaus .s as balas daqui nOe mas assi. ela tem uma camada de chocolate e depps bem.o recheio
ResponderExcluirA parte principal ninguém ensina, da massa de chocolate que cobre o doce.
ResponderExcluirVDD, TB QUERIA SABER E QUEM SABER NÃO COMPARTILHA A RECEITA
ExcluirNo caso essa é a massa?
ResponderExcluirTem alguém ensinando passo a passo como fazer essas balas
ResponderExcluirEss texto falou da massa
ResponderExcluir