domingo, 9 de junho de 2013

Festa junina

          Mês de junho em todo Brasil começam as festas juninas, na verdade celebrações religiosas aos devotos de Santo Antonio, que é o santo casamenteiro, São João, São Pedro e São Marçal. Cada região do Brasil tem suas particularidades nesses festejos. Mas a alegria é geral, é um mês de muitas cores, músicas, danças, rezas e alegrria. 
- Região sul: O que mais anima nesse período  é a ''Dança da fita'', onde os casais, vestidos com roupas caipira, bombachas e vestidos remendados, dançam em volta de um mastro que tem várias fitas coloridas, cada integrantes seguara uma fita e fazem a coreografia, cruzando-as. Dentre as comidas típicas da época está o churrasco gaúcho, tradição local.
 ''Dança da fita'' (imagem Google)
- Região Sudeste: Diversas danças incluem o personagem caipira, com calça curta, chapéu de palha, camisa de xadrez remendada, sobrancelhas grossas (pintadas) e dentes careados (pintados para dar o efeito).
- Região Nordeste: Uma das regiões mais animadas, onde em suas danças incluem o forró, o baião e o xaxado. As cidades que concentram maior público para esses festejos são: Caruarú (Pernambuco) e tem como principal atração desfile de carros alegóricos na véspera do dia de São João;  Campina Grande (Paraiba), que mantêm a tradição do Mamolengo (teatro de improviso), ''bandas de pífaro'' e ''emboladores'';  e Piritiba (Bahia).
- Região Centro oeste: uma das mais animadas concentrações junina está na cidade de Taguatinga (Distrito Federal), com o ''Arraiá''  do povo.
- Região Norte: Na qual está situada a Amazõnia, é comum ver nessa época as danças do Boi e de pássaros. Na cidade de Parintins (Amazonas), o festejo é rico com a disputa dos bois ''Caprichoso'' e ''Garantido''. A cidade adquire então as cores que simbolizam cada um deles: vermelho e azul, com danças folclóricas, alegorias, músicas de autores locais e uma torcida muito animada.

   ''Boi Caprichoso'' (imagem Google)    


   ''Boi Garantido'' (imagem Google)
          As quadrilhas (dança característica da época), as comidas típicas, a dança do Boi, Pau de sebo, os fogos, as fogueiras e os rituais religiosos estão presentes na maior parte das regiões do Brasil durante as festas juninas. Mas nada, nada mesmo se compara à alegria que vem de dentro de cada participante brasileiro, que fazem a festa ainda mais bonita! ANARRIÊ!!
''Quadrilha'' (imagem Google)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: