terça-feira, 30 de abril de 2013

No ritmo do Carimbó

Ritmo típico do Estado do Pará, o carimbó surgiu com os indígenas, no Marajó, seu nome em tupi refere-se ao tambor que marca o ritmo, o Curimbó. Embora os pescadores conhecessem o ritmo, não o identificavam como carimbó. Atravessaram com esse ritmo a Baía do Guajará, levando-o as cidades praianas de Marapanim, Curuçá e Algodoal e ali se solidificou. Marapanim hoje é conhecida como ''a terra do carimbó'', com o festival do carimbó no mÊs de novembro.
 Imagem Google
INSTRUMENTOS: Banjo, maracá feito com cabaças, flauta de madeira, tambores chamados curimbó, feitos com tronco de árvore e couro de animais, que marcam o ritmo e hoje se vê tambem o acompanhamento com violino. Parece estranho que um instrumento tão clássico acompanhe instrumentos tão rústicos, mas o som fica muito bonito.
 Imagem Google
ROUPAS: As roupas femeninas sâo saias rodadas, bem floridas e coloridas e blusas brancas, geralmente tomara-que-caia. Uma flor nos cabelos, ao lado da cabeça, sobre a orelha; colares e pulseiras e batom vermelho; pés descalços. Para os homens, camisas com o mesmo tecido da saia das mulheres; calça branca, enrolada até o meio das pernas; chapéu de palha.
 Imagem Google
RITUAL: são formadas duas fileirasde homens e mulheres, voltados para o centro. Ao toque do ritmo, os homens se dirigem às mulheres batendo palmas, símbolizando um convite. Então cada pares saem rodando em torno de si mesmo. Forma-se um círculo que roda no sentido anti horário. Os dançarinos curvam o corpo para a frente, num movimento acentuado que lembra dnça indígena. As mulheres fazem movimentos graciosos, segurando a ponta da saia, provocando seu parceiro. Este a cerca dançando, com os braços abertos, em um vai e vem. Logo vem a dança do perú, onde a mulher coloca um lenço ao chão e o homem tem que pegá-lo com a boca. Caso não consiga a parceira dá uma rodopiada com a saia em seu rosto e este é obrigadoa a bandonar a dança sob vaia do resto do grupo.

6 comentários:

  1. A Paz de Cristo,

    Deixo uma lembrancinha que fiz, espero que goste do acróstico:

    C ultivar uma vida de oração.
    R evigorar-se pela leitura diária da Palavra.
    E star sempre disposto a obedecer a Deus.
    S er uma testemunha fiel no viver e no falar.
    C onsagrar a Deus seu corpo, tempo e talentos.
    E sperar de Deus a orientação para a vida.
    R evestir-se do poder do Espírito Santo.

    Precisamos CRESCER, na Graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

    E o Deus da paz vos santifique em tudo, e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
    I Tessalonicenses 5. 23

    A propósito, caso ainda não esteja seguindo o meu blog, deixo o convite:
    http://futodoespirito9.blogspot.com/

    Em Cristo,
    ***Lucy***

    P.S. Deixo o convite para também conhecer o blog do irmão J.C. de Araújo.Mensagens atuais, outras polêmicas, porém abençoadoras.

    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Very interesting and colourful. Lovely shots.

    [was trying to follow your blog but blogger having issues]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rick...realmente aqui na região em que moro tudo é muito colorido. Faz partye da nossa cultura. Muita comida, muita música, danças e muita cor.

      Abração e obrigada pela visita

      Excluir
  4. Thank's for your following..
    Have a nice day and welcome back to my blog..
    Hugs Night Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é quem agradece a sua visita, amiga! Volte sempre.

      Abraços

      Excluir

Comente: