Alfavacão
(Imagem Google)
As receitas de ''banho de cheiro'' ou ''banho de mato cheiroso'' acompanham a vida dos paraenses desde os primeiros meses de vida. Alguns banhos são usados para acalmar o bebê, fazendo com que ele tenha um sono mais tranquilo. Outros servem para tirar o mal estar da gripe e fazer com que as vias respiratórias sejam descongestionadas. A verdade é que ser tratados pelas mães e avós de uma forma carinhosa contribui muito para o sucesso da receita. Pois quando estamos com a saúde abalada na verdade ficamos mais carentes de colo. E quem não fica bem depois de um banho super cheiroso preparado pela mamãe?
Cravo de defunto
(Imagem Google)
Arruda
(Imagem Google)
Manjericão
(Imagem Google)
O preparo do banho segue todo um ritual. Primeiramente coloca-se os matos em uma bacia com água esfregando-os com as mãos e devolvendo-os á bacia. Coloca-se então o banho no sereno, a noite toda. De manhã o banho já está pronto e deve ser usado frio, molhando bem a cabeça.
Matos usados no banho:
- Folhas de Alfavacão
- Manjericão
- Arruda
- Cravo de defunto
Olá,
ResponderExcluirNada melhor do que um banho de cheiro para relaxar e para que é vaidoso como eu nunca é depois, principalmente porque nos faz sentir bem com a gente mesmo.
É verdade Alfeu! Estar cheiroso nos dá uma sensação de bem estar, principalmente quando a excencia está na água em que tomamos banho.
ResponderExcluirObrigada, é um grande prazer vê-lo aqui!
Abraços
Pois é amiga, esse é um dos remédios da sabedoria popular local. Experimenta fazer um com folhas cheirosas da sua região, você vai adora!
ResponderExcluirAbraços e obrigada pela visita
Amiga
ResponderExcluirO seu blog é maravilhoso
muito gostoso de visitar
um beijão