terça-feira, 11 de outubro de 2011

A vida lenta do Bicho Preguiça


Um caçador, pai de familia ribeirinha do Amazonas, saiu para mais um dia de procura de alimento para suprir a necessidade de seu sustento. Era sua rotina, quando não estava na mata, estava no rio a pescar. Nem sempre tinha sucesso em sua procura, muitas vezes precisava pegar alguns animais ou filhotes e vender na cidade. Assim, garantia mantimentos não pereciveis, que levava para casa e assim tinha alimentos para oito a dez dias.
Mirinho, seu filho de oito anos, já o acompanhava na caça e já tinha certa habilidade e conhecimento, em pegar diversos tipos de animais! Andaram, andaram e nada! O dia estava difíil, nada encontravam. Até que de longe avistaram um bicho preguiça, ao pé de de uma árvore. Em seu pescoço, estava seu filhote. O caçador a mostrou para seu filho e, quietos, vagarosamente se aproximaram, com o rifle apontado para o animal. Mas de repente, pararam, olhando aquela cena. A mãe, agarrou seu filhote lentamente, envolvendo-o em seus braços e enfiou sua cabeça em seu pequenino pescoço. Dando a impressão que, ao mesmo tempo em que queria protegê-lo, queria se defender ou não queria ver o que iria se passar ali! O caçador, olhou para seu filho e viu uma lágrima descer de seus olhos. Baixou a arma, se dirigiu para o menino e disse: - Vamos filho, no caminho de volta para casa haverá de ter alguma coisa para levar para casa e comer! - O menino enxugou as lágrimas, olhou agradecido ao pai, por ter tomado aquela atitude e disse: - Se não encontrar nada, não tem problema pai! Vamos pegar algumas frutas e depois vamos pescar! E saíram os dois pensando naquela mãe, que num instinto, tentou proteger seu filhote de uma agresão.


BICHO PREGUIÇA: Com o nome científico BRADYPUS VARIEGATUS, o bicho preguiça é um animal de hábitos noturnos. Se encontra na América do Sul, América Central e Mata Atlântica. Pode viver em pequenos grupos, mas tem hábitos solitários. Habita em árvores de grande porte, onde se alimenta de folhas e frutos. Dorme aproximadamente 14 horas por dia e vive entre 30 a 40 anos. Desce da copa da árvore apenas apenas uma vez por semana, para fazer suas necessidades fisiológicas. Orienta-se pelo seu olfato, pois tem o seu sistema visual pouco desenvolvido. Pesa entre 4 a 6 kg e mede aproximadamente 70 cm. Sua gestação é de 120 a 180 dias. Não tem dentes e dorme pendurada nos galhos das árvores, presa pelas quatro patas.
Atualmente o bicho preguiça está ameaçado de extinção, por ser uma fácil presa para os predadores, como: onças, cobras e gaviões. Mas a ameaça maior está nos homens, que os capturam para vender em feiras.


OBS: Ao ver um animal silvestre sendo vendido, denuncie a POLÍCIA MILITAR ou IBAMA.

Um comentário:

  1. eles saoâo fofos, é um amor, amo bicho preguiça. MELISSA DUARTE DE FREITAS - PORTO ALEGRE-RS

    ResponderExcluir

Comente: