quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Uirapurú: o canto que encanta


• "Um pássaro de canto perfeito é atingindo por uma flecha de uma moça apaixonada e se transforma em um belo guerreiro. Cheio de inveja, um perverso feiticeiro toca uma bela canção em sua flauta encantada e faz com que o rapaz suma. A partir daí, só a maravilhosa voz do guerreiro permaneceu na mata. É raro observar o uirapuru, entretanto frequentemente seu canto é ouvido na mata."
• "O homem que obtiver uma pena, terá sorte nos negócios e com as mulheres. A mulher que conseguir um pedaço do ninho terá a pessoa que ama apaixonada e fiel pelo resto da vida. Quem ouvir o canto deverá fazer um pedido, que será rapidamente realizado."
• " Havia uma tribo de índios, onde duas índias lindas amavam o cacique. Com dúvida em qual escolher, o cacique prometeu casar-se com aquela que tivesse melhor pontaria, então propôs um desafio: a índia que acertasse a flecha no alvo seria sua amada. Apenas uma das índias acertou a flecha no alvo, e foi a que casou-se com o cacique, a outra, triste, pediu ao deus dos índios, Tupan, que a transformasse em um pássaro para poder observá-los discretamente e hoje, dizem que o homem que obtiver uma pena terá sorte nos negócios e com as mulheres. A mulher que conseguir um pedaço do ninho terá a pessoa que ama apaixonada e fiel pelo resto da vida. Quem ouvir o canto deverá fazer um pedido, que será rapidamente realizado."

3 comentários:

  1. Eliana! Boa tarde!
    É sempre um prazer visitar o seu blog para conhecer a cultura indígena que eu tanto aprecio, afinal são eles os donos no nosso Brasil...
    Quando eu escutei o canto do Uirapuru pela primeira vez em um documentário notei como soava triste, um verdadeiro lamento... e agora vejo o motivo!! Que lenda bonita!! Adorei querida!! Um super beijo!!!

    ResponderExcluir
  2. Nosso país é riquíssimo em cultura e, cá entre nós, as lendas que são contadas, aqui nesta TERRA, tem um sabor de magia e encantamento.
    Linda postagem.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. nossa belissimo postagem
    nosso pais tem coisas muito
    interessante como a nossa cultura
    que e riquíssima de lendas lindas
    pra contar pra quem quer saber de tudo.
    um abraço.

    ResponderExcluir

Comente: