sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O homem que não se irritava


Em uma cidade interiorana havia um homem que não se irritava e não discutia com ninguem. Sempre encontrava saída cordial, não feria a ninguem, nem se aborrecia com as pessoas.
Morava em modesta pensào, onde era admirado e querido. Para testa-lo, um dia seus companheiros combinaram levá-lo à irritação e à discussão numa determinada noite em que o levariam a 8um jantar.
Trataram todos os detalhes com a garçonete que seria a responsável por atender a mesa reservada para a ocasião. Assim que iniciou o jantar, como entrada foi servida uma saborosa sopa, de que o homem gostava muito.
A garçonete chegou próximo a ele, pela esquerda, e ele, prontamente, levou o seu prato para aquele lado, afim de facilitar a tarefa. Mas ela serviu todos os demais e, quando chegou a vez dele, foi embora para outra mesa.
Ele esperou calmamente e em silencio, até que ela voltasse. Quando ela se aproximou outra vez, agora pela direita para recolher o prato, ele levou outra vez seu prato em direção da jovem, que novemente se distanciou, ignorando-o.
Após servir todos os demais, passou rente à ele, acintosamente, com a sopeira fumegante, exalando saboroso aroma, como quem havia concluido a tarefa e retornou à cozinha.
Naquele momento não se houvia qualquer ruído. Todos observavam discretamente, para ver sua reação.
Educadamente ele chamou a garçonete, que se voltou, fingindo impaciencia e lhe diswse:

-O que o senhor deseja?
Ao que ele respondeu naturalmente:
_A senhora não me serviu a sopa.
Novamente ela retrucou para provoca-lo, desmentindo-o:
_Servi, sim senhor!
Ele olhou para ela, olhou para o prato vazio e limpo e ficou pensativo por alguns segundos...Todos pensaram que ele iria brigar...Suspense e silencio total.
Mas o homem surpreendeu a todos, ponderando tranquilamente:
_A senhorita serviu sim, mas eu aceito um pouco mais!
Os amigos, frustrados por não conseguir fazê-lo discutir e se irritar com a moça, terminaram o jantar, convencidos de que nada mais faria com que aquele homem perdesse a compostura.

MORAL DA HISTÓRIA:

Você acredita que recusar-se a acitar uma provocação faz com que você pareça mais inteligente ou mais fraco? Você se sente bem quando revida ou ignora uma manifestação de mau humor ou falta de educação? Enfim, muitas pessoas sejulgam cheias de personalidade e de satisfação quando conseguem ``deixar claro`` que ninguem as faz de idiota. No entanto,, tais pessoas desconhecem o significado da palavra ``dignidade``.