domingo, 19 de fevereiro de 2012

Resgatando os nossos valores


Olhando algumas reportagens na televisão, onde jovens agridem pessoas sem qualquer motivo; batem ou matam seus pais, irmãos; roubam; se corrompem,  fico me perguntando: - Será que esses jovens foram ensinados a respeitar? Será que cresceram sabendo reconhecer seus limites? Será que seus pais se perderam em sua criação? 
Eu sempre digo que os jovens não estavam preparados para tanta liberdade, porque o País não estava preparado para resolver as consequencias delas e os pais não foram preparados para dar essa liberdade. E para quê tanta liberdade se ninguem sabe conduzi-las?
Hoje em dia os valores estão sendo esquecidos porque tudo é ``normal``, tudo pode, tudo se releva. Educar é uma das tarefas mais difíceis para o ser humano. Dá trabalho, é complicado, é desgastante, é cansativo e o que se percebe é que muitos pais já não querem mais se preocupar com tudo isso.
O simples ato de pedir licença, dar boa noite, bom dia, boa tarde; de dar o lugar para uma pessoa de mais idade sentar no ônibus, de pedir desculpas, por favor, de agradecer, de saber ouvir, de não gritar com os adultos...enfim, isso chama-se respeito. E eu lembro que isso foi uma das coisas que ficou marcada na minha mente, passado por uma professora, além da minha mãe e da minha família, é claro! Eu cresci ouvindo que não se deve maltratar animais, destruir plantas, brigar com coleguinhas, desrespeitar os mais velhos, deficientes, doentes, além de usar bons modos citados acima. Muitas vezes fui chamada atençao por algum ato de desrespeito e sabem o que eu sentia? Vergonha! Será que hoje os jovens sentem isso?
Da mesma forma que fui criada, procurei criar os meus filhos. Ensinando tudo o que aprendi e muitas vezes usava métodos que doia mais em mim do que neles. Quem é pai ou mãe sabe do que estou falando pois corrigir nos custa muito, mas é necessário. Não é só de ter que dar uma palmadas, mas de ser energica, de ter pulso forte nas minhas decisões de não dar essa bendita liberdade que hoje os jovens tem mas não sabem usar. Eu acertei e eles estão aí, sem nenhum trauma, sem nenhum problema psicológico e tão respeitadores quanto eu fui e ainda procuro ser até hoje. Porque isso se aprende enunca mais se esquece.
 E quem é, ou quem são os culpados por tudo isso? É verdade que a facilidade para se adquirir bebidas alcoolicas é grande. A droga também; as leis mal elaboradas e mal aplicadas, a vida extressante, a falta de emprego, de escolas, de tempo e tudo o que se possa imaginar atrapalhando a educação dos filhos. Mas ensinar a respeitar é tarefa dos pais, não do professor, dos padrinhos, do vizinho ou dos colegas.  Que adulto pode ser alguem que não sabe o que é respeito ou limite? E será que eu vou saber dar tudo isso aos meus filhos, se eu mesmo não tive essas orientações? Se eu também não aprendi esses valores? E se eu não tenho boas condutas?
 Uma coisa é certa! Devemos procurar passar esses valores aos nossos filhos, independente de tudo o que está acontecendo lá fora. Fazê-los entender a importancia de tudo isso pra que mais tarde passem a ser pessoas de bem. Transmitindo a seus filhos esses mesmos princípios e assim sucessivamente. Por um mundo melhor!

6 comentários:

  1. Olá,
    Em uma sociedade cada vez mais liberal e permissiva, é interessante percebermos, que a violência atinge tanto o filho do pobre, quanto o do rico.( quem paga mais caro a conta é o filho do pobre). A perda de valores que gera a violência, sem dúvida decorre da falta de educação e de limites por parte dos pais para com seus filhos. Muitos pais dão aos filhos tudo o que eles querem e esquecem de dar educação e impor limites. O resultado que temos é uma sociedade cada vez mais violenta. Eu me pergunto, como serão os filhos destes imbecís violentos que temos por aí?
    Bom tema de reflexão!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia.

    Precisa urgentemente.
    Lei que só fica no papel, é como se não existisse.

    Um grande abraço.
    Maria Auxiliadora (Amapola)

    ResponderExcluir
  3. Amiga Eliana, mais uma vez o Google deletou meus seguidores, sei que não vão resolver o problema, por isso resolvi começar tudo outra vez. A Verdade Que Liberta vai ser desativada. Como já seguia a Verdade Que Liberta, venho pedir que siga agora o Peregrino E Servo. Eu retribuirei de volta. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. IndiaBranca adorei o seu cantinho e estarei sempre por aqui. Um abração!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde gostei da postagem, bonito blog parabéns bjaum.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada...será sempre um prazer recebê-lo aqui! Abração

      Excluir

Comente: